17 de agosto de 2012

Normas DRIS universais ou locais?

Em um trabalho (ver) onde foram utilizados dados de de 1998/1999 (Espírito Santo) e de 2009 (Rondônia) foi testada a capacidade de normas DRIS inter-regionais em realizar o diagnóstico de populações de cafeeiros locais.

A conclusão do trabalho foi que a utilização de norma DRIS inter‑regional não causa aleatoriedade no diagnóstico nutricional,  os diagnósticos realizados com a norma inter-regional apresentam elevado grau de concordância com os realizados com as normas específicas e que normas específicas somente devem ser utilizadas nas condições em que foram geradas, enquanto normas genéricas apresentam aplicabilidade mais ampla sem que haja prejuízo na acurácia dos diagnósticos.

Esse foi um trabalho cujas conclusões diferem de outros autores, e portanto, ainda é necessário mais estudos.

Mas esse resultado aponta para a que os esforços para o desenvolvimento do sistema DRIS  deverá ser para desenvolver mecanismos de compartilhamento de dados entre os diversos agentes envolvidos na aquisição e na aplicação dessas informações, visando a obtenção do maior volume de dados
possível, para tornar as estimativas das estatísticas populacionais mais confiáveis.

Paulo Wadt

Nota:
WADT, Paulo Guilherme Salvador  and  DIAS, Jairo Rafael Machado. Normas DRIS regionais e inter-regionais na avaliação nutricional de café Conilon. Pesq. agropec. bras. 2012, vol.47, n.6, pp. 822-830. ISSN 0100-204X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário