15 de março de 2013

Padrões nutricionais para lavouras arrozeiras irrigadas por inundação

Trabalho realizado com produtores do Rio Grande do Sul resulta na indicação de ajustes para alguns nutrientes na interpretação dos valores das análises foliares de lavouras arrozeiras.

O trabalho foi realizado utilizando-se dados de análise foliar e produtividade de arroz irrigado obtidos por Raquel Guindani com a supervisão do professor Ibanor Anghinoni. Os dados foram provenientes das seis regiões arrozeiras do RS: Campanha, Depressão Central, Fronteira Oeste,Planície Costeira Externa, Planície Costeira Interna e da Região Sul.

Esse trabalho também contou com a participação de alunos da disciplina "Tópicos Especiais em Avaliação do Estado Nutricional de Plantas: DRIS", ofertada bianualmente na Universidade Estadual Paulista, campus de Jaboticabal, sob a coordenação do professor Renato Prado.

As faixas de suficiência obtidas pelo método da Chance Matemática foram comparadas com valores críticos propostos pela literatura e com o intervalo de confiança do teor médio dos nutrientes em lavouras consideradas nutricionalmente equilibradas identificadas pelo método Diagnose da Composição Nutricional.

A faixa de teores foliares adequados, consistentes com maior produtividade média das lavouras arrozeiras, foi indicada ser de 23 a 28 g/kg para N, de 11 a 14 g/kg para K, de 1,4 a 2,0 g/kg para S, 6 a 12 mg/kg para B e de 70 a 200 mg/kg para Fe.

Para outros nutrientes (P, Ca, Mg, B, Cu, Mn e Zn e Mo) nenhuma das faixas adequadas testadas indicou capacidade para distinguir as lavouras arrozeiras quanto a produtividade média.

Para boro, é importante anotar que . embora nenhuma das faixas testadas tenham indicado a capacidade para distinguir as lavouras arrozeiras quanto a produtividade média, mesmo assim os autores optaram por sugerir uma faixa de suficiência de 6 a 12 mg mg/kg.

O método da Chance Matemática indicou faixas de suficiência mais amplas que aquelas indicadas pelo método CND, e em geral, com valores inferiores ao indicados na literatura.

Para mais informações, ver o artigo original "Padrões Nutricionais para Lavouras Arrozeiras Irrigadas por Inundação pelos métodos da CND e Chance Matemática" disponível no site da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário